Pelo menos 11 prefeitos já morreram por Covid-19 e complicações da doença no Brasil, até a última segunda-feira, 27. Segundo levantamento do Poder 360, todos eram homens, de idades que variavam de 35 a 78 anos, e chefiavam municípios de 10 Estados diferentes.
A vítima mais recente é o prefeito de Alto Taquari (MT), Fabio Garbugio (PDT), de 47 anos, que morreu no domingo, dia 26. Esse é o único registro da região Centro-Oeste.
Na região Norte, existem dois registros: do prefeito interino de Igarapé-Açu (PA), Nivaldo Costa (SD), 47, e do prefeito de Araguanã (TO), Hernandes Neves de Brito (DEM), 74 – segunda vítima do município, onde também faleceu o presidente da câmara municipal, Cícero Cruz de Araújo (PDT).
No Nordeste, faleceram prefeitos em Ingá (PB), o prefeito Manoel Batista Chaves Filho (PSD), 64, e em Santa Quitéria (MA), prefeito Alberto Rocha (PP), 45 anos.
A cidade alagoana de Santana do Ipanema (AL), agora é comandada pela filha do prefeito Isnaldo Bulhões (MDB), 78, a vice-prefeita, Christiane Bulhões (MDB), em decorrência da morte do pai.
Do total, duas vítimas são de cidades no interior de São Paulo: o prefeito de Santo Antônio do Aracanguá (SP), Rodrigo Aparecido Santana Rodrigues (DEM), 35 anos – prefeito mais jovem a morrer por Covid-19 no País, e o prefeito de Borebi, Antonio Carlos Vaca (PSDB), 73.
Ainda na região Sudeste, outro óbito ocorreu em Água Doce do Norte (ES), do prefeito Paulo Márcio Leite Ribeiro (DEM), 50.
No Sul há apenas um registro, o do prefeito de Viamão (RS), Valdir Jorge Elias (MDB), 65.