Search
booked.net
Search
Close this search box.

Maior jogador do futebol brasileiro e considerado rei do esporte, Pelé morre aos 82 anos

*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia

Edson Arantes Nascimento, o Pelé, considerado o maior jogador do futebol brasileiro e do mundo, faleceu nesta quinta-feira (29) aos 82 anos, em São Paulo. O ex-jogador estava internado desde o dia 28 de novembro no Hospital Albert Einstein, para reavaliação da quimioterapia contra o tumor de cólon e o tratamento de uma infecção respiratória.

O anúncio da morte do rei do futebol foi feito por meio das redes sociais, no perfil oficial dele. Com uma foto em preto e branco de Pelé, a publicação informa que ele ‘pacificamente faleceu no dia de hoje’.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pelé (@pele)

“A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que pacificamente faleceu no dia de hoje. Em sua jornada, Edson encantou todos com sua genialidade no esporte, parou uma guerra, fez obras sociais no mundo inteiro e espalhou o que mais acreditava ser a cura para todos os nossos problemas: o amor. A sua mensagem em vida se transforma em legado para as futuras gerações”, diz a publicação.

No futebol, Pelé conquistou inúmeros títulos coletivos e individuais, entre o Santos e a seleção brasileira, alcançando a glória futebolística de conquistar três Copas do Mundo (1958; 1962; 1970).

Biografia

Pelé ganhou projeção no Santos e se consagrou na seleção brasileira. Foi o único atleta na história a ganhar três Copas como jogador.

Edson Arantes do Nascimento nasceu no dia 23 de outubro de 1940, no sul de Minas Gerais, filho de Celeste e de João Ramos do Nascimento, jogador de futebol conhecido como Donadinho.

Desde criança, ele queria seguir os mesmos passos do pai no futebol. Sua família se mudou para Bauru, em São Paulo e lá ele iniciou sua carreira no futebol amador de campo e de salão.

Aos 15 anos de idade, Pelé foi levado para fazer um teste no Santos. Em 1956, foi contratado pelo clube e já começou a se destacar na equipe. No ano seguinte, foi convocado para a seleção brasileira, que se prepara para a Copa de 1958.

Aos 17 anos, ele foi para a Copa da Suécia e, mesmo sendo reserva nos dois primeiros jogos, marcou seis gols e ajudou o Brasil a ser campeão pela primeira vez. No ano seguinte, foi artilheiro do Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1959.

Na Copa de 1962 no Chile, consagrado no Santos, ele fez uma boa partida contra o México na estreia, mas sofreu uma distensão muscular contra a Tchecoslováquia e não jogou o resto do torneio. Em 1966, também sofreu lesões nos jogos contra a Bulgária e Portugal.

Em 1970, já chamado de o “rei do futebol”, Pelé viveu o auge da sua carreira na Copa do México aos 29 anos. Em seis jogos, ele fez quatro gols, seis assistências, encantou o mundo e ajudou o Brasil a levar o tricampeonato.
Sua despedida da seleção brasileira veio apenas em 1990. Aos 50 anos, Pelé jogou um amistoso na Itália contra um combinado de jogadores estrangeiros.

Ao fim de sua carreira, ele registrava a marca de 1.365 jogos, com 1.283 gols. Pelé então se tornou um embaixador mundial do esporte. O ex-jogador foi ministro do Esporte entre 1995 e 1998, após aceitar convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

Estrela nos gramados, Pelé também brilhou em diversas campanhas publicitárias e participou de filmes e de gravações musicais.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.