*Da Redação Dia a Dia Notícia
Um incêndio de grandes proporções atingiu povoados e uma extensa área florestal no sul da França, deixando uma pessoa morta e nove feridas, nesta quarta-feira (6). Iniciado na terça-feira, no departamento de Aude, o fogo já se espalhou por 15 municípios e consumiu cerca de 15 mil hectares de vegetação, tornando-se o maior incêndio registrado no país desde o início do verão no Hemisfério Norte, em junho.
O incêndio teve início em uma área florestal e rapidamente se espalhou por municípios e povoados da região. Em Saint-Laurent-de-la-Cabrerisse, uma idosa morreu dentro de casa, enquanto outras duas pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, com queimaduras, segundo informou a prefeitura local.
Sete bombeiros também sofreram ferimentos leves por inalação de fumaça.
Para combater as chamas, as autoridades mobilizaram cerca de 1.200 bombeiros, que atuaram ao longo do dia na tentativa de conter o avanço do fogo.
“O incêndio continua muito ativo e a situação permanece desfavorável”, afirmou Lucie Roesch, secretária-geral da prefeitura de Aude, à agência AFP. Ela destacou que a combinação entre seca, calor intenso e ventos fortes dificulta o controle das chamas.
A autoestrada A9, que percorre a costa mediterrânea entre a França e Espanha, permaneceu fechada na noite de terça-feira e na tarde desta quarta entre as cidades francesas de Narbona e Perpignan, assim como diversas rodovias secundárias.
Dois campings e pelo menos um povoado foram parcialmente evacuados pelo incêndio, que danificou 25 casas e 35 carros, e deixou 2.500 residências sem eletricidade, segundo um balanço provisório.
Ver essa foto no Instagram
