*Da Redação Dia a Dia Notícia
Nesta terça-feira (24), a cidade Manaus comemora o seu 354º aniversário. No coração da selva amazônica, a capital se destaca por sua rica história e cultura. Devido a sua arquitetura imponente e belezas naturais, também é conhecida como ‘Paris dos Trópicos’ e ‘Metrópole da Amazônia’.
A fundação da cidade ocorreu em 1669, quando era apenas um forte feito de pedras e barro que portugueses usavam para proteger o Norte do Brasil de invasões. No ano de 1758, tornou-se sede da capitania de São José do Rio Negro.
Em 1832, passou à vila com o nome de Manaós, em homenagem aos indígenas de mesmo nome, que lutaram contra a dominação portuguesa.
No dia 24 de outubro de 1848, quando recebeu o título de cidade, foi batizada como Cidade da Barra do Rio Negro, e contava apenas com cerca de três mil habitantes. Somente no dia 4 de setembro de 1856 passou a ser chamada de Manaus.
A cidade teve seu apogeu no século XX, quando látex tornou Manaus a cidade mais rica do país por um longo período.
A riqueza do ciclo da borracha proporcionou para capital uma reviravolta estrutural, como a implantação de bondes elétricos, sistema de telefonia, eletricidade e água encanada, além de um porto flutuante, que passou a receber navios de diversos lugares.
O maior símbolo da opulência desse período é, sem dúvidas, o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896. Construído em estilo renascentista, com projeto escolhido pelo Instituto Português de Engenharia e Arquitetura de Lisboa, a edificação foi idealizada para que a capital amazonense tivesse uma casa de ópera à altura do poderio da elite da época.
Atualmente na economia, Manaus conta com a Zona Franca, com um comércio de importados e polo industrial, onde se concentram centenas de fábricas.
Curiosidades
- A primeira universidade do Brasil foi fundada em Manaus e chamava-se Escola Universitária de Manaós. A escola começou com dez cursos ciências jurídicas e sociais, medicina, ciências e letras, engenharia e militar;
- Manaus foi a terceira cidade do país a inaugurar serviços de bondes elétricos;
- Inaugurado em 1907, Manaus possui o maior porto flutuante do mundo. Ele foi projetado por ingleses e construído em um cais flutuante;
- Uma das curiosidades mais interessantes é o Encontro das Águas. O fenômeno acontece na confluência entre os rios Negro, de água escura, e Solimões, de água barrenta. As águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar por uma extensão de mais de 6 km. É uma das principais atrações turísticas da cidade;
- Manaus não foi a primeira capital do Amazonas. O título pertenceu à cidade de Barcelos até 1808;
- Manaus foi a primeira cidade do Brasil a ter energia elétrica pública, sendo Buenos Aires a pioneira da América Latina;
- Manaus é uma das cidades onde mais se consome peixe per capita no Brasil;
- Por muitos anos o Teatro Amazonas foi de cor azul claro, porém após uma restauração nos anos 90, foi pintado de rosa, que era a cor original.