Search
booked.net
Search
Close this search box.

Maduro telefona para Lula e presidente pede que venezuelano evite conflito

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, telefonou para o presidente Lula (PT) para tratar sobre a situação da região de Essequibo, território em disputa por Venezuela e Guiana desde 1899, que faz também fronteira com o norte do Brasil pelo estado de Roraima. O petista relatou a crescente preocupação dos países sul-americanos sobre a questão e pediu que Maduro evite “medidas unilaterais que provoquem escalada” no conflito.

No domingo (3), a Venezuela aprovou em referendo a anexação do território de Essequibo. O presidente venezuelano já determinou a criação de um estado na área disputada, que está no território da Guiana.

O assunto entrou na pauta do Conselho de Segurança das Nações Unidas na sexta-feira (8) e o governo dos Estados Unidos anunciou a realização de exercícios militares aéreos conjuntos com militares da Guiana, adicionando um ingrediente extra de tensão.

Ainda durante a conversa com Maduro, o presidente Lula fez um chamado ao diálogo e sugeriu que o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Ralph Gonsalves, primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, faça uma mediação sobre o assunto entre as duas partes envolvidas. Lula também reiterou que o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas.

Em seu perfil oficial no Twitter, Nicolás Maduro relembrou o período do imperialismo europeu no século 19 e afirmou que a Venezuela optou pelo diálogo com a Guiana, mas as autoridades do país vizinho “revogaram o Acordo de Genebra e começaram a dividir o nosso mar, ameaçando construir uma base militar para o Comando Sul dos EUA”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.