Dois animais silvestres foram registados pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb): um macaco-aranha foi salvo com vida após levar uma descarga elétrica em um fio de alta tensão, na estrada AM-010, e uma ave bico-de-lacre-comum caída em via pública em Manaus.
O macaco foi resgatado na segunda-feira (1º), por volta das 16 h, após os policiais militares em patrulhamento na rodovia AM 010, receberem informações de um homem de 54 anos, afirmando que estava trafegando na estrada e presenciou um macaco-aranha sofrendo uma descarga elétrica do fio de alta tensão e que prestou socorro ao animal e que ainda estava com vida. A equipe ambiental fez a condução do macaco até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.
Já na manhã de terça-feira (02), no bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus, o BPAmb avistou uma ave bico-de-lacre-comum caída em via pública, sob o risco de ser atropelada. Por se tratar de um filhote, a ave foi entregue no Cetas/IBAMA, a fim de receber os cuidados devidos.
Crime ambiental
O Batalhão Ambiental orienta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em lei.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
*Com informações da Assessoria de Comunicação