Search
booked.net
Search
Close this search box.

Lula volta a comparar ataques na Faixa de Gaza com Holocausto; premiê de Israel critica presidente

Foto: Ricardo Stuckert/PR
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a classificar as mortes de civis em Gaza de “genocídio”, criticou países desenvolvidos por reduzirem ou cortarem a ajuda humanitária na região e disse que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”. A declaração ocorreu durante a 37ª Cúpula da União Africana, que reuniu chefes de Estado e membros de governos dos 54 países da África na Etiópia.

A fala foi criticada por Benjanmin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. O político de extrema-direita afirmou que a fala feita por Lula equivale a “cruzar uma linha vermelha”.

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”, escreveu o premiê israelense em sua conta verificada na rede social X.

Ele acrescentou que determinou a convocação do embaixador do Brasil em Israel para uma dura conversa de reprimenda. O ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, também publicou no X que a fala de Lula foi “vergonhosa” e confirmou a convocação do embaixador brasileiro para esclarecimentos.

A Federação Árabe-Palestina no Brasil, por sua vez, comentou a declaração de Netanyahu e sugeriu que “talvez seja hora de cortar relações com o Israel”.

*informações de Agência Brasil

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.