Search
booked.net
Search
Close this search box.

Lula se pronuncia sobre atos extremistas em Brasília e decreta intervenção federal

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou neste domingo (8) sobre os atos extremistas em Brasília e assinou um decreto de intervenção federal na segurança do Distrito Federal. O presidente está em Araraquara, São Paulo, onde avalia danos na cidade causados pelas fortes chuvas.

A medida foi tomada após manifestantes extremistas invadirem o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). A intervenção está prevista para durar até o dia 31 de janeiro.

O interventor será Ricardo Garcia, secretário-executivo do Ministério da Justiça. Lula também disse que os envolvidos no ataque à democracia neste domingo devem ter “punição exemplar”.

“Se houve omissão de alguém do governo federal que facilitou isso, também será punido”, disse o presidente.

Lula também disse que houve “incompetência, má-fé ou maldade” das forças de segurança do Distrito Federal. “Houve eu diria, incompetência, má vontade ou má-fé das pessoas que cuidam da segurança pública do DF. Não é a primeira vez. Vocês vão ver nas imagens que eles [policiais] estão guiando as pessoas na caminhada até a praça dos Três Poderes”, disse o presidente.

Lula e a primeira-dama, Janja Silva, estão em visita à cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, a convite do prefeito Edinho Silva (PT-SP), ex-ministro das Comunicações do governo Dilma. Município foi atingido por fortes chuvas ocorridas na última semana de 2022.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.