*Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou neste domingo (8) sobre os atos extremistas em Brasília e assinou um decreto de intervenção federal na segurança do Distrito Federal. O presidente está em Araraquara, São Paulo, onde avalia danos na cidade causados pelas fortes chuvas.
A medida foi tomada após manifestantes extremistas invadirem o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). A intervenção está prevista para durar até o dia 31 de janeiro.
O interventor será Ricardo Garcia, secretário-executivo do Ministério da Justiça. Lula também disse que os envolvidos no ataque à democracia neste domingo devem ter “punição exemplar”.
“Se houve omissão de alguém do governo federal que facilitou isso, também será punido”, disse o presidente.
Lula também disse que houve “incompetência, má-fé ou maldade” das forças de segurança do Distrito Federal. “Houve eu diria, incompetência, má vontade ou má-fé das pessoas que cuidam da segurança pública do DF. Não é a primeira vez. Vocês vão ver nas imagens que eles [policiais] estão guiando as pessoas na caminhada até a praça dos Três Poderes”, disse o presidente.
Lula e a primeira-dama, Janja Silva, estão em visita à cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, a convite do prefeito Edinho Silva (PT-SP), ex-ministro das Comunicações do governo Dilma. Município foi atingido por fortes chuvas ocorridas na última semana de 2022.