*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nessa terça-feira (12/04) o Acampamento Terra Livre na capital federal Brasília (DF). O acampamento reúne desde a semana passada povos indígenas de todo o país em prol da demarcação de territórios, contra invasões, o desmatamento e o garimpo ilegal.
Ao lado dos líderes indígenas, Lula se comprometeu a criar um novo ministério para discutir as reivindicações dos povos tradicionais, caso seja eleito presidente da República outra vez. Contudo, Lula não informou quem estaria à frente do ministério, mas a tendência é de que seja um cidadão indígena.
“Eu estou disposto a voltar a governar este país, 12 anos depois que eu deixei a Presidência. Em 12 anos a gente aprende muito. A gente sabe o que fez, o que não fez, e o que poderia ter feito. Eu vou voltar mais sabido, mais calmo. Com mais experiência. Só tem uma razão para voltar: é para fazer mais e melhor”, afirmou Lula.
O ex-presidente analisou as gestões anteriores do Partido dos Trabalhadores, declarando que o PT não fez tudo o que deveria ter feito, “mas, certamente, ninguém fez mais do que nós fizemos nas nossas relações com os povos indígenas. E praticamente tudo que nós fizemos foi desmontado”. O petista ressaltou que “nenhum fazendeiro tem o direito de invadir o território indígena” e que a extensão territorial do país permite o crescimento econômico sem precisar agredir a floresta e os povos que habitam nela.