*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Após polêmica sobre a identidade cultural da castanha – se é do Pará, da Amazônia ou do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei (nº 15.129/25) que confere ao município de Sena Madureira (AC) o título de Capital Nacional da Castanha-do-Brasil. O texto foi publicado no Diário Oficial da União de terça-feira (29). A proposta, apresentada pelo ex-deputado Gerlen Diniz (AC), atual prefeito de Sena Madureira, foi aprovada pela Câmara e pelo Senado antes de se transformar em lei.
Sena Madureira agora ostenta um novo reconhecimento, fundamentado na expressiva relevância econômica da castanha para a região. Esse produto figura entre os três principais itens de exportação do Acre. A comercialização da amêndoa gerou uma receita de R$ 9,7 milhões, impulsionando um saldo positivo de R$ 5,2 milhões na balança comercial do estado.
Essa nova designação celebra o papel crucial do município na produção e no extrativismo da castanha, uma atividade que engaja comunidades tradicionais e dinamiza a economia local.