Search
booked.net
Search
Close this search box.

Lula e Congresso querem cobrar impostos de e-commerce chinês: Shein, Shopee e Aliexpress

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou a favor da cobrança de impostos de mercadorias importadas de sites de e-commerce chineses como a Shein, Shopee e Aliexpress, estudadas pelo Congresso Nacional. A fala viralizou nesta quarta-feira (29), após o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) ser alvo de críticas pela taxação.

De acordo com Lula, o objetivo é inibir a concorrência de produtos provenientes da China cobrado o imposto de importação. Desse modo, o presidente pretende incluir a taxação dos sites chineses na reforma tributária em discussão no Congresso. Conforme o jornal Estadão, uma alternativa seria estabelecer a cobrança do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) sobre as vendas.

Eu quero uma relação extraordinária com os chineses, a melhor possível, mas não podemos aceitar que as pessoas fiquem vendendo para cá sem pagar imposto”, afirmou Lula.

Anteriormente, o petista afirmou que uma das prioridades para 2023 é a proposta de uma reforma tributária, que deve alterar os impostos sobre consumo. Para os varejistas nacionais a competição com empresas como Shein, Shopee e Aliexpress é desleal, pois elas não pagam os mesmos impostos brasileiros e conseguem oferecer preços mais baixos.

A notícia deixou os consumidores brasileiros desesperados. “O salário mínimo é R$ 1.300, uma calça na Renner é R$ 200, isso significa consumir 20% do salário mínimo em uma peça de roupa”, reclamou um usuário. “O que esse governo está fazendo, não está facilitando nada para os pobres”, disse outra no Instagram de Haddad.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.