*Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (7) que pode tomar atitudes mais drásticas para conter a alta nos preços dos alimentos, caso as ações já anunciadas não surtam efeito. Entre as iniciativas recentes está a isenção da tarifa de importação para produtos como carne e café, anunciada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin. Lula destacou que o custo elevado de itens básicos, como ovos, é motivo de grande preocupação.
Durante um evento em Minas Gerais, Lula reforçou a necessidade de encontrar soluções pacíficas para o problema, sem prejudicar os produtores. Ele mencionou que os atravessadores podem estar contribuindo para o aumento dos preços e que o governo está empenhado em identificar os responsáveis. O presidente também enfatizou que os produtores têm direito a um preço justo, mas que o foco é garantir alimentos acessíveis para a população.
As declarações ocorrem em um momento de pressão sobre o governo devido à inflação dos alimentos, que afeta diretamente a percepção popular da gestão. Especialistas apontam que a alta nos preços é um dos fatores que contribuem para a queda na popularidade de Lula, tornando o tema uma prioridade para o governo federal.