*Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, nesta terça-feira, 13, a escolha do jurista Wellington César Lima e Silva, para assumir o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O anúncio ocorreu após uma reunião no Palácio do Planalto, que contou com a presença do ministro interino, Manoel Carlos de Almeida Neto. A nomeação deve ser publicada ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
A indicação de Wellington César, que possui forte articulação com o grupo político baiano e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sinaliza uma decisão estratégica do governo: a manutenção da estrutura atual da pasta. Com essa escolha, Lula descarta definitivamente a proposta de desmembrar o ministério para a criação de uma secretaria exclusiva para a Segurança Pública, mantendo as duas áreas sob a mesma gestão.
Wellington César já é um rosto conhecido no cenário federal e possui a confiança direta do presidente. No atual mandato, ele ocupou a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, onde despachava diretamente com Lula. Em julho do ano passado, deixou o cargo para assumir a diretoria jurídica da Petrobras.
Esta será a segunda vez que o jurista assume o Ministério da Justiça. Sua primeira passagem ocorreu em 2016, durante o governo Dilma Rousseff, mas foi interrompida após apenas onze dias.
