*Da Redação Dia a Dia Notícia
O apresentador Luciano Huck visitou o Amazonas entre a segunda-feira (20) e a terça-feira (21), onde escolheu a comunidade Tumbira para conhecer o turismo de base comunitária. A comunidade fica localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro (a 64 quilômetros de Manaus).
Em suas redes sociais, Luciano Huck mostrou sua chegada à comunidade que, de acordo com ele, será tema de um quadro de seu programa na TV Globo, o Domingão do Huck. Em fotos publicadas no Instagram, o apresentador aparece ao lado de Roberto Brito, gestor da pousada do Garrido, na RDS.
“Em breve vamos contar a história do Roberto da Comunidade de Tumbira as margens do rio Negro no Domingão. Fiquei muito bem impressionado, ele representa e vocaliza muito do que eu acredito que seja um dos caminhos mais poderosos para preservar, conservar e produzir na floresta e ainda gerar renda aos povos daqui”, escreveu.
O artista plástico frânces, JR, acompanhou Huck durante a viagem. O artista é responsável por intervenções artísticas com super fotografias nas cidades do Rio de Janeiro, Istambul e Quênia.
Comunidade Tumbira
A comunidade fica localizada a cerda de uma hora e meia com trajeto feito por barco que parte da cidade de Manaus. Os moradores do local investem em desenvolvimento sustentável, crescimento econômico, educacional, cultural e turístico.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Comunidade do Tumbira (@tumbira__amazonas)
Turismo de Base Comunitária
O turismo de base comunitária (TBC), ou turismo comunitário, consiste em uma forma de organização social voltada para uma prática turística em escala local que é construída e administrada pela própria comunidade. Dessa forma, são os atores comunitários que definem quais, quando, como e para quem os bens e serviços turísticos serão ofertados.
Trata-se de um tipo de turismo responsável gerenciado pela própria comunidade. Ele acontece priorizando o uso dos recursos naturais, sociais e econômicos de forma sustentável e inclusiva.