Search
booked.net
Search
Close this search box.

Lockdown: entenda o significado e qual a diferença entre outras medidas

A definição concreta das medidas de distanciamento social cabe aos Estados. Assim como nas iniciativas de distanciamento ampliada, há diferentes abordagens no confinamento

Enquanto em abril a palavra do momento em relação à pandemia do novo coronavírus era o distanciamento social, na última semana um outro termo ganhou visibilidade: o “lockdown”. A palavra é o correspondente em inglês a confinamento. Mas passou a ser adotada no Brasil pelo seu uso corrente nas discussões internacionais acerca de formas de evitar a circulação de pessoas e a disseminação do vírus.

A definição concreta das medidas de distanciamento social cabe aos Estados. Assim como nas iniciativas de distanciamento ampliada, há diferentes abordagens no confinamento. Cada governo estadual ou prefeitura está determinando os limites e eventuais formas de sanção.

Lockdown

Bloqueio total, em que só é permitido sair para atividades essenciais. Na prática, lockdown é uma palavra em inglês para se referir ao sistema de quarentena. O lockdown é a paralisação especialmente dos fluxos de deslocamento. A ideia é interromper o fluxo, evitar que as pessoas se desloquem e, portanto, se encontrem. É uma medida obrigatória respaldada pelo poder do Estado.

Quarentena

Restrição para quem pode ter sido exposto ao vírus, mesmo sem sintomas. A medida é um ato administrativo, estabelecido pelos órgãos públicos da Saúde. É uma medida obrigatória, restritiva para o trânsito de pessoas, que busca diminuir a velocidade de transmissão do novo coronavírus. Enquanto a quarentena é aplicada à área da saúde, o lockdown é de ordem geral, incluindo, por exemplo, desastres naturais.

Isolamento

Separação de quem está doente de pessoas não infectadas. Pode ser em ambiente domiciliar ou em hospitais públicos e privados. Segundo o Ministério da Saúde, o isolamento é feito por um prazo de 14 dias – tempo em que o vírus leva para se manifestar no corpo – podendo ser estendido, dependendo do resultado dos exames laboratoriais. É um ato de civilidade para a proteção das outras pessoas.

ISOLAMENTO VERTICAL: Quando o isolamento é destinado somente a grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades (diabéticos, hipertensos, pessoas com algum comprometimento pulmonar).

ISOLAMENTO HORIZONTAL: Quando o isolamento atinge toda a população. Todos que não trabalham com atividades essenciais devem ficar em casa.

Distanciamento

Medidas para diminuir a interação e o contato entre as pessoas de uma comunidade. São exemplos o fechamento de escolas e universidades, o cancelamento de eventos e o estímulo para que as pessoas fiquem em casa. O Ministério da Saúde recomenda manter uma distância de 2 metros de distância de outras pessoas.

É importante respeitar essa orientação porque o coronavírus não é transmitido pelo ar, mas pelo contato com gotículas expelidas por um indivíduo contaminado e essa distância mínima é a necessária para que você não seja atingido por possíveis gotículas que saem da boca da pessoa quando ela fala, por exemplo.

 

Fonte: Agência Brasil e Ministério da Saúde.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.