Search
booked.net
Search
Close this search box.

Lira destitui Marcelo Ramos da vice-presidência da Câmara dos Deputados

Deputado federal Marcelo Ramos, primeiro suplente do PSD na Câmara Federal. Foto: Reprodução

Da Redação Dia a Dia Notícia

O deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) foi exonerado da vice-presidência da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira, 23. O ato foi publicado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que agendou a eleição para o novo nome a exercer a função para a próxima quarta-feira, 25. Nas últimas semanas, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, o PL pressionava pela saída de Ramos da Mesa Diretora, o chefe do Executivo deixou o partido após a entrada de Bolsonaro e migrou para o PSD.

Para tirar Marcelo Ramos da vice-presidência, o PL alegou justamente a troca de partido. O deputado, porém, entrou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir sua permanência no cadeira e chegou a conseguir uma liminar a seu favor. Hoje, no entanto, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu a decisão e permitiu que o Legislativo decida sobre a composição da Mesa Diretora.

Nas redes sociais, Ramos desabafou: “A decisão do presidente da Câmara é uma decisão política, e sobre isso quero dizer que jamais me calaria em relação aos ataques que o presidente Jair Bolsonaro tem feito a Zona Franca de Manaus para me manter na vice-presidência da casa. Os empregos dos amazonenses, as escolas, os hospitais, a Universidade do Estado do Amazonas e os recursos destinado ao interior cabem a vice-presidência da casa”, ressaltou.

Ramos falou ainda sobre a postura do presidente Bolsonaro durante a live: “É extremamente sensível do ponto de vista democrático pede a destituição do vice-presidente da Câmara e encontra na presidência alguém capaz de cumprir essa ordem, mas também quero dizer que nãos vou expor a casa e desgastar mais ainda, não farei uma guerra porque as minhas energias serão usadas para defender a ZFM e os brasileiros.”

Marcelo ressaltou que o povo brasileiro já passa tanta necessidade e que vai fazer de tudo para dar suporte: “Minhas energias estão sendo gastas para isso, Sigo de cabeça erguida, volto para meu gabinete, no 8° andar, e volto par ao plenário da Câmera para lutar pelo interesse maiores da nossa gente, não fui eleito para ser vice-presidente, fui eleito para defender os interesses do povo brasileiro”, finalizou.

As deputadas Marília Arraes (PE) e Rose Modesto (MS) também foram destituídas da Mesa. Elas ocupavam a segunda e a terceira secretarias, respectivamente. O motivo foi o mesmo de Ramos. Marília trocou o PT pelo Solidariedade e Rose, o PSDB pelo União Brasil.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.