*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
O filme ‘Barbie‘ segue se consagrando como o maior sucesso de 2023 nos cinemas ao redor do mundo, e além de ser uma reflexão sobre o universo feminino, está recheado de frases icônicas e divertidas. Separamos as 10 melhores frases dita pelos personagens do live-action.
10. “Eu sou um homem sem poder, isso faz de mim uma mulher?”
Começando a lista com uma piada de humor ácido e muito reflexiva, a frase é dita no filme pelo estagiário da Mattel, Arron Dickinson (Connor Swindells), depois que a Barbie protagonista, vivida pela atriz Margot Robbie, pede para falar com as mulheres que comandam a empresa na sede de Los Angeles, onde a personagem descobre, que diferente da Barbieland, no ‘mundo real’, o patriarcado domina a sociedade.
9. “Mojo Dojo Casa House do Ken”
Quando Ken, interpretado por Ryan Gosling, volta para o mundo da Barbie, ele tenta se impor como chefe, assim como no patriarcado do mundo real e usa a Casa dos Sonhos da Barbie, e passa a chamar a residência de “Mojo Dojo Casa House do Ken”.
Sasha e Barbie questionam Ken do porquê repetir termos que significam a mesma coisa, mas Ken argumenta que “Mojo Dojo Casa House do Ken” é um nome interessante de pronunciar.
8. “Nota para os cineastas: a escalação de Margot Robbie é a pessoa errada que você quer enfatizar”
Durante uma das crises da Barbie, a narradora do filme, Helen Mirren, interrompe a cena para destacar que a atriz Margot provavelmente não é a melhor porta-voz das mulheres desprivilegiadas pelo fato da atriz ter a beleza dita ideal pela sociedade. Além disso, o filme faz uma crítica aos padrões de beleza, considerando que a própria protagonista não tem uma boa autoestima, e instiga o público a se questionara de que mulher (boneca ou humana) poderia conseguir esse feito?
7. “Eu sou um homem liberal, eu sei que chorar não é fraco”
Além da Barbie, o Ken também tem seus picos de instabilidade. Quando as Barbies voltam a Barbieland e expulsam o patriarcado e seus cavalos, Ken tenta expressar seus sentimentos, e faz um trocadilho com a forma que os homens compreendem isso.
6. “Os humanos só têm um final. As ideias vivem para sempre.”
Uma das pérolas de sabedoria ditas por Ruth Handler (Rhea Pearlman) marcou presença no filme. Com essa fala, a personagem ensina à Barbie sobre os problemas dos humanos.
5. “Graças à Barbie, todos os problemas do feminismo foram resolvidos”
A frase é dita logo no início do filme, quando a narradora apresenta a Barbieland com todo seu lado positivo, alegre e perfeito, e mostra como as Barbies e Kens não tem a visão das relações de poder, e os problemas causados por isso como no mundo dos humanos.
4. “Eu quero fazer parte das pessoas que fazem sentido, não da coisa que é feita”
Ao final de sua jornada, Barbie chega a conclusão que não quer ser vista como uma inspiração futil, mas sim uma mulher de verdade que faz e vive coisas inspiradoras, e escolhe se tornar humana.
3. “Eu nunca usaria salto alto se meus pés tivessem esse formato”
A frase é dita quando a protagonista vai na casa da ‘Barbie Estranha’ para encontrar soluções para seus “defeitos”, incluindo a vontade de morrer, e ter seus pés achatados, que não são ideais para sapatos de salto.
Barbie começa a sofrer porque seus pés eram empinados e encaixavam nos saltos. A fala faz uma reflexão para as mulheres reais que assim como a Barbie, se submetem a usar algo imposto como feminino.
2. “Eu sou Kenough”
Ken passa a se apresentar dessa forma, fazendo uma junção do seu nome e a palavra em inglês “enough”, que significa “suficiente”, onde ele busca uma identidade própria, e ser mais que apenas um namorado, e ganha apoio das Barbies.
1. “Estou aqui para ver meu ginecologista!”
Essa frase, dita minutos antes da cena final, mostra a Barbie no mundo real saindo do carro e sendo incentivada por Gloria, seu marido e a filha a procurar um consultório médico, e agora como humana, precisa dar atenção ao seu corpo.
“Ver Margot como Barbie, com esse grande sorriso no rosto, dizendo o que ela diz no final, me traz alegria. Eu pensei, se eu posso dar às garotas aquela sensação de ‘Barbie também faz isso’, é engraçado e emocionante. Há tantas coisas assim ao longo do filme. [A ideia] sempre foi sobre procurar a leveza e o coração”, declarou Greta Celeste Gerwig em entrevista sobre a cena.