*Da Redação Dia a Dia Notícia
O advogado e líder indígena Eliésio Marubo, procurador jurídico da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), saiu em defesa da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), após sucessivas críticas de políticos amazonenses pelas declarações dela durante oitiva da CPI das ONGs. A ministra é acusada de ser contra o desenvolvimento dos povos indígenas em troca da preservação ambiental.
Em entrevista ao BNC Amazonas, Marubo pontuou que “desenvolvimento não tem a ver com investimento”.
“Investimento tem a ver com decisões de governo, decisões políticas, e naturalmente que essas decisões, quando forem executadas, têm que seguir o regramento legal. Então, eu percebo que a imprensa do Amazonas tem deturpado muito em relação a esse ponto”, disse.
O advogado participou do gabinete de transição do Governo Lula e da construção de metas e ações que pudessem “conciliar preservação com o desenvolvimento de comunidades indígenas”. Eliésio destaca o turismo ecológico praticado na Colômbia como um modelo que poderia ser imitado pelo Brasil e que possa servir como alternativa à Zona Franca de Manaus (ZFM), especialmente para o interior do Amazonas.
“Imagina você com um grupo de turistas pagando mil dólares para realizar turismo ecológico na Amazônia. Imagina isso aliado a uma cadeia de atuação em nível de estado de várias regiões. Ou se isso fosse organizado através de uma política pública, com uma lei específica regulamentado esse tipo de atividade”, afirmou.