Search
booked.net
Search
Close this search box.

Lei Padre Júlio Lancelotti: Câmara Federal aprova projeto que proíbe uso de arquitetura hostil em espaços públicos

Padre Júlio Lancelloti quebra com marreta pedras instaladas pela Prefeitura de São Paulo embaixo de viadutos para impedir moradores de rua de dormirem embaixo. Foto: Reprodução/Twitter
*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 488/21, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), que proíbe o uso de arquitetura hostil em espaços livres de uso público nas cidades. A proposta será enviada à sanção presidencial. O texto inclui como diretriz da política urbana no Estatuto da Cidade a promoção de conforto, abrigo, descanso, bem-estar e acessibilidade na fruição dos espaços livres de uso público, de seu mobiliário e de suas interfaces com os espaços de uso privado.

Se virar lei, a ser denominada Lei Padre Júlio Lancelotti, o projeto proíbe o emprego de materiais, estruturas, equipamentos e técnicas de arquitetura hostil que tenham como objetivo ou resultado o afastamento de pessoas em situação de rua, idosos, jovens e outros segmentos da população desses espaços.

Pedras, grades e espetos de ferro têm sido usados pelas prefeituras para impedir o uso dos espaços por moradores de rua. O padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua em São Paulo, costuma usar as redes sociais para criticar essas intervenções e pressionar para a reversão da prática.

Padre Julio Lancellotti quebra a marretadas pedras sob viaduto
Deputada critica padre por distribuir alimentos na Cracolândia, em São Paulo
‘Vão ao templo testemunhar o cofre’, diz padre Lancellotti sobre decisão do STF

Acolhimento

O relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), afirmou que o projeto qualifica o estatuto para proteger a população em situação de rua. “Ninguém merece ou quer viver nessas circunstâncias, por isso é necessário que as cidades acolham essas pessoas”, afirmou.

Para a deputada Bia Kicis (PL-DF), “esse é um raro projeto com concordância de vários partidos para evitar o emprego dessa arquitetura hostil nas cidades. Um projeto muito humano.”

*informações de Agência Câmara de Notícias

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.