*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
Aprovada em junho e sancionada pelo governo do Amazonas em julho, a lei 5.978 garante que museus e prédios históricos ofereçam gratuidade de entrada para cidadãos do amazonas uma vez por semana. O visitante deve apresentar o RG em locais mantidos pelo Estado para ter direito à gratuidade.
A lei nasceu do projeto 518/2020, de autoria da deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos). A justificativa apresentada pela parlamentar foi a de “tornar o acesso à cultura e à história do Amazonas mais acessível a cidadãos amazonenses, com amparo no que rege a Constituição Federal”.
Na época da publicação da lei no Diário Oficial do Estado, o secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ressaltou a importância da proposta para incentivar o uso dos espaços culturais do Amazonas.
“Nós temos uma rica história e visitar um dos nossos museus e os nossos espaços culturais é manter viva a memória amazonense, é despertar interesse pela cultura e arte. Certamente a lei veio para incentivar ainda mais a visitação”, disse
A lei também visa “proporcionar mais uma opção de lazer gratuita ao povo amazonense. De igual forma, se busca desmitificar os museus como locais antigos e antiquados, sem interesse, permitindo-se desta forma, que a população possa olhar para essa expressão cultural por um viés de entretenimento”.
O benefício concedido pela lei 5.978, contudo, não obriga a administração pública a dar gratuidade durante feriados ou pontos facultativos, devendo ocorrer “preferencialmente em dias de menor fluxo de turistas”.
Confira os locais disponibilizados:
Teatro Amazonas
Horário: De terça-feira a sábado, das 9h às 17h.
Domingo, das 9h às 13h.
Palacete Provincial
No mês de agosto, o espaço ofertará cursos de capacitação e oficinas gratuitas por meio do “Circuito+Cultura”.
Horário: De terça-feira a sábado, das 9h às 17h.
Casa das Artes
Temporariamente fechado para troca de exposição. Retorna no mês de setembro.
Horário: De terça-feira a domingo, das 15h às 20h.
Centro Cultural dos Povos da Amazônia
Horário: De terça-feira a sábado, das 9h às 15h.
Galeria do Largo
O local conta com exposições de fotografias e pinturas. As atrações duram poucos dias, dando espaço a novos artistas amazonenses.
Horário: Terça-feira a domingo, das 15h às 20h.
Museu do Seringal
Horário: De terça-feira a sábado, das 9h às 16h.
Domingo, das 9h às 15h.
Na quarta-feira, o espaço é fechado para manutenção.
Palácios da Justiça e Rio Negro
Horário: De terça-feira a sábado, das 9h às 17h.