*Da Redação Dia a Dia Notícia
A deputada estadual Lívia Duarte (PSol) protocolou nesta terça-feira (21) no sistema da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) um projeto de lei que dispõe sobre fornecimento gratuito de água potável em estabelecimentos comerciais e eventos públicos e privados de grande porte, bem como a vedação à proibição do porte de garrafas próprias e individuais de água no estado. A proposta será intitulada de Lei Ana Benevides, em homenagem à jovem que faleceu após passar mal enquanto acompanhava apresentação da cantora Taylor Swift, em dia de calor intenso no Rio de Janeiro.
Fã morre e pelo menos mil desmaiam devido ao calor em show de Taylor Swift no RJ
Flávio Dino anuncia que garrafas d’água serão permitidas em eventos após morte em show de Taylor Swift no RJ
Segundo a matéria, os eventos musicais, culturais, artísticos e esportivos, públicos e privados, com público esperado superior a duas mil pessoas, realizados em todo o Estado do Pará, ficam obrigados a disponibilizar água, que se enquadre nos parâmetros estaduais de potabilidade para o consumo humano, gratuitamente para o público participante.
“As entidades organizadoras dos eventos deverão garantir que os pontos de distribuição gratuita de água potável estejam dispostos em regiões estratégicas do local do evento, a fim de facilitar o acesso pelos consumidores, consideradas a estrutura física e a quantidade estimada de participantes”, diz parte da justificativa do projeto.
A proposta determina ainda que “as entidades organizadoras de eventos musicais, culturais, artísticos e esportivos, públicos e privados, deverão permitir acesso do público ao evento portando garrafas ou similares, de uso pessoal, contendo água para consumo, segundo regulamentação do Governo do Estado, a respeito dos materiais de que os recipientes podem ser compostos, e, assim garantir a segurança e a integridade física dos participantes”.
O Projeto de Lei Ana Benevides busca, através das medidas tomadas, promover a prevenção de problemas de saúde decorrentes das altas temperaturas associadas às mudanças climáticas, ao estabelecer medidas que assegurem o fornecimento adequado de água potável.
“Diante do cenário catastrófico que todos estão sentido, em relação aos problemas climáticos, é necessário ter água potável oferecida pelas grandes produtoras”, pontua Lívia Duarte.