O ato simbólico de cortar os cabelos e doar os fios já beneficiou centenas de mulheres com câncer de Manaus e do interior do estado. Com o apoio do Lar das Marias, as pacientes que perderam os cabelos devido ao tratamento recebem perucas e com isso resgatam um pouco da autoestima e alegria durante esse período tão doloroso. Para continuar realizando essa ajuda, a instituição está recebendo, no quiosque instalado no Amazonas Shopping, a doação de cabelos para a confecção de perucas. No local, também é possível adquirir peças de artesanato.
Todo o valor arrecadado com a venda dos produtos é direcionado para a manutenção das atividades do Lar das Marias, como hospedagem, alimentação, agendamentos e traslados para as consultas, exames e tratamentos, além de acompanhamento de psicólogo e assistente social.
A diretora de eventos do Lar das Marias, Circe Genu, ressalta que a doação de perucas é mais um dos trabalhos desenvolvidos pela instituição. “Para a mulher, a perda dos cabelos durante o tratamento é um dos momentos mais dolorosos de todo o processo. Isso porque mexe com a autoestima e a maneira como ela se enxerga. A peruca é uma forma de levantar o astral, fazendo com que ela se sinta bonita”, destaca.
Os interessados em doar podem visitar o quiosque do Lar das Marias, instalado no Amazonas Shopping. O espaço funciona no primeiro piso, próximo à loja C&A, das 10h às 22h, de segunda-feira a sábado e domingo, das 14h às 21h. É preciso que os fios tenham mais de 10 centímetros. Não há exigência com relação a algum tipo de cabelo específico. A recomendação é que, antes da entrega, as pessoas prendam os cabelos com liga e coloque em um saco plástico. Segundo a diretora, as mulheres em tratamento de câncer que queiram receber uma peruca podem ir até a instituição, localizada na avenida Dom Pedro, s/n, bairro Dom Pedro.
No quiosque também podem ser encontrados produtos como guardanapos, garrafas decoradas, terços e escapulários, além de camisas personalizadas do Lar das Marias. Tudo com preço bastante acessível. As peças de artesanato são produzidas por voluntárias que semanalmente reúnem-se para confeccioná-las.