Search
booked.net
Search
Close this search box.

Justiça volta atrás e autoriza Aleam a instalar CPI da energia

Reprodução/Aleam

A Justiça do Amazonas voltou atrás e autorizou a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) a instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a Amazonas Energia. A decisão é de 9 de outubro.

A CPI já havia sido aprovada pelos deputados, mas foi suspensa após a empresa entrar com um mandado de segurança. A decisão liminar de suspensãofoi proferida no início de setembro pelo desembargador plantonista Airton Luís Corrêa Gentil. Na época, o magistrado alegou que faltava delimitação dos fatos a serem investigados pelos deputados.

A nova decisão é do desembargador Paulo Lima e foi uma resposta ao pedido dos deputados. Para ele, o que está em discussão é o exercício da função típica fiscalizatória do Poder Legislativo, ameaçado pela possibilidade de encerramento dos trabalhos da comissão.

Sobre a falta de delimitação dos fatos a serem apurados, Lima disse que basta uma referência, que permita deixar clara a situação, não deixando dúvidas sobre o que será investigado.

“A CPI, justamente quando investida dos poderes típicos das autoridades judiciárias, irá apurar todos esses detalhes. Para a sua instalação, é desnecessário minudenciar exaustivamente os eventos concretos que compõem o fato determinado plúrimo (in casu, apagões entre 2019 e 2021 na capital e interior, bem como falhas na manutenção da rede de fornecimento)”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.