Search
booked.net
Search
Close this search box.

Justiça solta garimpeiros presos pelo Ibama no Rio Madeira e mantém proibição da extração de ouro

Garimpeiros presos pelo Ibama no Rio Madeira, no último final de semana, foram soltos pela Justiça Federal do Amazonas, mas estão proibidos de frequentar áreas de garimpo e extrair ouro na região. Com eles, os agentes apreenderam ouro, mercúrio e dinheiro.

No sábado (27) e domingo (28), os garimpeiros foram alvos de operação de combate à extração ilegal de ouro na região, deflagrada pela Polícia Federal, com participação da Marinha e do Ibama. Segundo o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, 131 balsas usadas para a atividade foram apreendidas e destruídas.

Jonas Torres Caetano foi preso por volta de 8h de sábado (27) no Rio Madeira, próximo ao município de Nova Olinda do Norte. Conforme o Ibama, em uma balsa de propriedade dele, sem autorização dos órgãos ambientais competentes, os agentes encontraram 30 gramas de ouro, além de mercúrio e R$ 14 mil em espécie.

Daniel Freitas e Joaquim Freitas foram presos por volta de 12h de domingo (28) próximo ao município de Borba em uma balsa portando e transportando, segundo o Ibama, aproximadamente 120 gramas de material “semelhante a ouro”, sem autorização dos órgãos ambientais competentes, R$ 7,7 mil em espécie e joias, “aparentemente”, de prata.

Em ambos os casos, os juízes federais Marcelo Soares e Diego Oliveira concederam a liberdade provisória aos garimpeiros, mas impuseram restrições. Eles estão proibidos de sair das cidades onde moram por mais de cinco dias sem autorização judicial e de frequentar áreas de lavra garimpeira e realizar quaisquer atividades sobre extração de recursos minerais.

Nas decisões que concederam liberdade aos garimpeiros, os agentes do Ibama não informam se destruíram as balsas dos garimpeiros presos, como divulgou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

*Com informações do Amazonas Atual 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.