Manaus, domingo 4 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Justiça pede que julgamento de réus do caso Bruno e Dom seja em Manaus

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

A Justiça Federal em Tabatinga (AM) decidiu, nesta segunda-feira (17), encaminhar ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) o pedido de mudança do local do julgamento dos acusados pelas mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips. O processo, que já está pronto para ir a júri popular, poderá ser transferido para Manaus caso o tribunal aceite o pedido.

A solicitação de desaforamento foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF), que aponta risco à segurança dos envolvidos no julgamento e possível comprometimento da imparcialidade dos jurados caso a sessão ocorra em Tabatinga. Segundo o MPF, a realização do júri na região poderia facilitar pressões externas devido ao contexto local.

Na mesma decisão, a Justiça rejeitou pedidos da defesa que buscavam anular o processo e incluir reportagens jornalísticas nos autos. A magistrada destacou que não há base legal para a anulação e que matérias da imprensa não servem como prova judicialmente válida.

O documento também determina que outros dois processos ligados ao caso, um envolvendo a atuação de organização criminosa e outro sobre a ocultação dos corpos, sejam finalizados e anexados ao processo principal, permitindo que o julgamento ocorra de forma unificada e evitando decisões conflitantes.

Agora, cabe ao TRF-1 decidir se o júri será realizado em Manaus ou em outra sede da Justiça Federal.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.