Search
booked.net
Search
Close this search box.

Justiça indefere registros de pré-candidatos a vice-prefeito no interior

*Da Redação Dia a Dia On-line

Dois pré-candidatos aos cargos de vice-prefeito em Japurá e Novo Airão tiveram os registros de candidaturas indeferidos pela Justiça. Entre os motivos estão ficha suja e falta de filiação partidária.

O pré-candidato a vice-prefeito de Japurá, Raimundo dos Santos Fonseca, Quebra Chave (PP), teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça com base na Lei Ficha Limpa (LC 64/90). De acordo com o parecer do Ministério Público Eleitoral, quando Presidente da Câmara Municipal de Japurá, durante os exercícios de 2013 a 2016, Raimundo teve suas contas julgadas irregulares pelo Egrégio Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – TCE, tornando-se, desta forma, inelegível. O político chegou a apresentar recurso que foi julgado improcedente. Na mesma coligação, o candidato a prefeito Guedinho (MDB) teve o registro deferido.

Em Novo Airão, o pré-candidato a vice-prefeito Noé Costa (PSB) não recebeu autorização para disputar as eleições, o registro de candidatura foi indeferido por causa da ausência de requisito de registros. O parecer do Ministério Público Eleitoral aponta que “o candidato não possui filiação partidária”. Já a candidata à prefeita, pelo partido, Esterzinha (PSB), teve o registro autorizado.

Registros  indeferidos

Até esta terça-feira, dia 13, um total de 11 registros de candidaturas foram indeferidos pela Justiça, três deles de candidatos ficha suja, e os demais, segundo o Ministério Público Eleitoral, por ausência de requisito de registros.

“Sendo a filiação partidária uma das condições de elegibilidade exigida pela legislação pátria, conclui-se que não se admite candidatura independente para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data da eleição”, expõe no parecer.

Outros 35 renunciaram e constam como inaptos no sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Registros Deferidos

A Justiça deferiu 999 registros de candidaturas no Amazonas. Os candidatos estão aptos a concorrer às eleições municipais, entre eles, sete candidatos à Prefeitura de Manaus, são eles: Amazonino Mendes (Podemos), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Coronel Menezes (patriota), Gilberto Vasconcelos (PSTU), Ricardo Nicolau (PSD), Romero Reis (Novo) e José Ricardo (PT).

Alfredo Nascimento (PL), Chico Preto (DC), David Almeida (Avante) e Marcelo Amil (PC do B) continuam aguardando julgamento. Ao todo 9.354 registros cadastrados continuam pendentes.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.