*Da Redação Dia a Dia Notícia
O candidato e governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), teve direito de resposta concedido pela Justiça Eleitoral contra o adversário Amazonino Mendes (Cidadania). O juiz Márcio André Lopes Cavalcante entendeu que Amazonino divulgou notícias falsas sobre o pagamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).
Amazonino Mendes publicou o direito de resposta em suas redes sociais, onde o mesmo havia veiculado as informações contestadas pelo governador Wilson Lima na Justiça Eleitoral. O juiz também ordenou que Amazonino remova os vídeos divulgados. Nos vídeos em questão, o candidato diz que o dinheiro já podia estar no “bolso” dos professores, mas que o atual governo “adora” mentir.
“Professor, professora. Chegaram R$ 97 milhões para os cofres do Estado destinados a você, desde 14 de julho de 2022. O dinheiro é resultado do Fundef. Dez mil professores vão receber na primeira parcela, agora; vamos ter a segunda ano que vem, e a terceira no ano a seguir. Te prepara, o dinheiro é seu, o recurso é seu, e já podia estar no teu bolso. Isso é uma coisa que esse governo faz. Ele adora mentir”, disse Amazonino.
No direito de resposta publicado nas redes sociais, o governador diz que Amazonino fez acusações levianas, onde tentou colocar o público da internet contra ele. Lima explica também que o recurso do Fundef ainda não foi liberado por questões que não dependem do Estado, comprovados documentalmente.
“Em vídeo divulgado sobre o Fundef, Amazonino faz acusações levianas na tentativa de colocar usuários da internet contra o atual governador do Estado. A verdade sobre o Fundef é uma só: o recurso ainda não foi liberado por questões que não dependem do Estado, comprovados documentalmente. Desta forma não se pode dizer que o benefício já está disponível para pagamento”, disse o governador.
Amazonino Mendes acusou Wilson Lima de usar o pagamento do benefício dos professores de forma eleitoral. “O receio é que eles estejam demorando para as vésperas da eleição começar o pagamento e te dizer que ele decidiu te pagar”, alegou Amazonino.
Em resposta, o governador disse que é lamentável que seu adversário use de prática “vergonhosa, decadente e irresponsável” para realizar sua campanha eleitoral em pleno ano de 2022.
“O governador Wilson Lima, que já garantiu o maior abono do Fundeb para os profissionais da educação, repudia qualquer campanha suja e mentirosa e reitera que é preciso ter a verdade como bússola para guiar o Amazonas pelo caminho da justiça e transparência”, finalizou Wilson Lima.