Search
booked.net
Search
Close this search box.

Justiça do Amazonas determina que portal apague conteúdo contra ex-secretário Bonates

A juíza plantonista Simone Laurent determinou que o conteúdo deveria ser apagado em até uma hora depois da decisão
Foto: Divulgaçãp/SSP-AM
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) determinou que uma matéria que associa o ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, a uma investigação que corre em segredo judicial seja apagada. A decisão foi da juíza plantonista Simone Laurent Arruda da Silva.

Segundo a magistrada, o portal D24am, pertecente ao Grupo Diário de Comunicação, “excedeu o conteúdo jornalístico, na medida em que nelas foi emitido juízo de valor depreciativo ao Requerente [Bonates]”.

Laurent ressalta que o texto divulgado pelo portal “expõe uma investigação que tramita em segredo de Justiça e contém publicações pesadas e falaciosas […] com o único objetivo de macular” a honra do ex-secretário. A juíza determinou que as matérias e publicações nas redes sociais fossem removidas e proibiu o veículo de mencionar o nome ou utilizar a imagem de Bonates. Por fim, a plantonista também proibiu a divulgação de informações e documentos sigilosos da investigação.

O caso

A matéria publicada pelo D24am tem como base um texto de um print contendo a logo do Ministério Público do Amazonas (MPAM). No texto há o depoimento do delegado afastado Samir Garzedim Freire, ex-secretário adjunto de Inteligência do Amazonas (Seai) investigado na operação Garimpo Urbano, deflagrada em julho de 2021.

Foto: Reprodução

No depoimento, Samir afirma que adquiriu um equipamento para monitorar ligações telefônicas conhecido como “Maleta Espiã”. O então secretário teria adquirido o equipamento em 2016, durante a gestão do ex-governador cassado José Melo (Pros). Segundo a investigação da Garimpo Urbano, Samir e um grupo de investigadores usavam grampos telefônicos para extorquir empresários em operações a fim de obterem ouro legal e ilegal.

Contudo, os prints publicados pelo portal não citam qualquer envolvimento de Bonates, que foi colocado no título da matéria. Confira a decisão judicial na íntegra aqui.

*com informações de D24am e Revista Cenarium

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.