*Da Redação Dia a Dia Notícia
A 1ª Vara da Comarca de Iranduba, a 23 quilômetros de Manaus, decretou a falência da empresa River Jungle Hotel Ltda., dona do Hotel de Selva Ariaú. A decisão foi proferida pela juíza Aline Kelly Ribeiro Marcovicz Lins nessa terça-feira (31/05). O Hotel Ariaú fica estabelecido à margem direita do paraná do Ariaú, cuja administração não efetuou o pagamento de duplicatas vencidas e protestadas na Justiça.
A magistrada ordenou que os representantes da River Jungle compareçam em juízo para declarações previstas em lei, apresentação de todos os credores da empresa indicando endereço, natureza, montante da dívida e classificação dos respectivos créditos, além de livros de contabilidade, especialmente os obrigatórios para todo comerciante, que não foram entregues extrajudicialmente. A juíza também pediu o arrolamento dos bens pertencentes à empresa falida, a fim de promover a arrecadação.
Aline Kelly também determinou lançamento de edital com a lista de credores, que terão o prazo de 15 dias após a publicação para apresentarem ao administrador judicial nomeado na sentença suas habilitações de crédito e qualquer divergência de dados.
Como o hotel já não está mais em atividade, foi determinada a lacração do estabelecimento para garantir a integridade do patrimônio ainda existente. Também serão oficiados para conhecimento da falência cartórios extrajudiciais e órgãos como Receita Federal, fazendas públicas, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a fim de que remeta ao administrador judicial as correspondências destinadas à falida.
O hotel agora será lacrado para garantir a integridade do patrimônio que ainda existe. Os veículos e imóveis em nome da River Jungle serão bloqueados e a empresa ficará proibida de praticar qualquer ato de disposição ou oneração de seus bens sem autorização da Justiça.
Confira a sentença na íntegra aqui.
Histórico
Fundado em 1986, em Manaus, o Ariaú foi um hotel altamente luxuoso que hospedou grandes nomes, como o ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter, o bilionário e dono da Microsoft, Bill Gates, e os astros de cinema Arnold Schwarzenegger, Jeninifer Lopez , Kevin Costner, entre muitos outros.
As dependências do Ariaú foram usadas como hospedagem pela equipe do filme de 1997. Em seu auge, o luxuoso hotel chegava a cobrar US$ 3 mil por diária e contava com cerca de 300 funcionários.
Contudo, o Ariaú Towers estava com problemas financeiros, que se agravaram quando o fundador Ritta Bernardino se afastou por problemas de saúde e, em 2015, fechou as portas definitivamente. Com o abandono, itens como eletrodomésticos foram levados e até parte da estrutura de madeira do hotel passou a ser levada por saqueadores.
Ritta faleceu em 2018 e, por falta de consenso entre os familiares e uma dívida milionária, o Ariaú Towers não deve voltar a abrir suas portas nunca mais.