Search
booked.net
Search
Close this search box.

Justiça do AM condena dupla presa com 47 kg de ouro de garimpo ilegal em Manaus

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Um homem e uma mulher foram condenados pela Justiça do Amazonas por envolvimento em uma tentativa de latrocínio e por comunicação falsa de crime, relacionados ao transporte ilegal de 47 kg de ouro em Manaus. Um segundo homem foi absolvido da acusação de latrocínio, mas condenado por comunicação falsa de crime.

A sentença foi proferida após denúncia do Ministério Público Federal (MPF), com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e de uma unidade especializada no combate ao garimpo ilegal na Amazônia Ocidental. O crime ocorreu em dezembro de 2023 e resultou na maior apreensão de ouro ilegal já registrada no Amazonas.

De acordo com a decisão judicial, o grupo agiu de forma organizada e audaciosa para roubar barras de ouro avaliadas em cerca de R$ 18,8 milhões, conforme a cotação atual do grama do metal. A tentativa de latrocínio aconteceu em plena luz do dia, em uma área densamente povoada, com uso de armas de fogo.

Um dos condenados recebeu a pena de 13 anos e três meses de reclusão pela tentativa de latrocínio. A mulher foi sentenciada a sete anos e oito meses de reclusão pelo mesmo crime, além de um mês de detenção por comunicação falsa de crime. Ambos também foram condenados ao pagamento de multa.

O terceiro acusado foi absolvido da acusação de latrocínio, mas condenado a um mês de detenção, convertido em prestação pecuniária de quatro salários mínimos, por comunicação falsa de crime. O MPF recorreu da decisão, buscando a condenação desse acusado pelo crime de latrocínio.

O crime ocorreu em 9 de dezembro de 2023, quando os dois homens tentaram roubar os 47 quilos de ouro que estavam sendo transportados ilegalmente por outras duas pessoas. Durante a ação, foram usadas armas de fogo e dois veículos, mas a tentativa de roubo foi frustrada pela intervenção policial, resultando em ferimentos nas vítimas.

No mesmo dia, a mulher e um dos homens envolvidos comunicaram falsamente o roubo de um dos veículos utilizados, numa tentativa de encobrir suas ações. As investigações subsequentes confirmaram a participação dos três no crime, levando à localização do segundo veículo usado na ação.

Além dessas condenações, o MPF também denunciou os responsáveis pelo transporte do ouro ilegal. Um laudo da Polícia Federal confirmou que o ouro apreendido, com pureza de 91,25%, pertence à União e foi extraído sem autorização legal. Além do ouro, dois carros e uma aeronave foram apreendidos. Os transportadores foram presos em flagrante e responderão por crimes contra o patrimônio da União.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.