Search
booked.net
Search
Close this search box.

Justiça derruba e proíbe divulgação de pesquisa irregular que beneficia Alberto Neto

Arte: Marcus Farias/Dia a Dia Notícia

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) suspendeu, em decisão assinada nesta quinta-feira (3), a divulgação do levantamento de intenção de votos do instituto AtlasIntel para a prefeitura de Manaus. A pesquisa trazia o candidato Alberto Neto (PL) como vice-líder da disputa e possui indícios de irregularidades, segundo o juiz eleitoral Rafael Rodrigo da Silva Raposo, da 62ª Zona Eleitoral de Manaus.

A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (3), e mostra Alberto Neto (PL) em segundo lugar nas intenções de voto com 22,1%, atrás de David Almeida (Avante) que aparece com 29,2% das intenções de voto.

Os resultados da sondagem se difere de projeções apontadas nas demais pesquisas divulgadas no decorrer da corrida eleitoral, onde apresentam o deputado estadual Roberto Cida (UB), como possível adversário direto de David Almeida no segundo turno das eleições.

De acordo com o juiz eleitoral, a pesquisa apresentou quesitos aos eleitores que não tem relação com o pleito de 2024, tendo apenas dois itens relacionados com o objeto registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O magistrado também destaca que, no quesito acerca de um possível segundo turno para a disputa ao cargo de prefeito de Manaus, a pesquisa foi arbitrária e direcionada somente a três candidatos, excluindo propositalmente Roberto Cidade.

Segundo o magistrado, ainda que não se trate de cargo em disputa e faça alusão a um cenário político passado, os “questionamentos sobre outras esferas de governo correspondem a maior parte dos quesitos, capaz de induzir o entrevistado em sua livre manifestação ou gerar vantagem indevida aos postulantes”. Além da suspensão da veiculação do levantamento, o TRE-AM determinou pagamento de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão judicial.

“Defiro o pedido de tutela de urgência, com fulcro no art. 16, §1.º, da Resolução TSE n.º 23.600/2019, e determino a intimação da Empresa ATLASINTEL TECNOLOGIA DE DADOS LTDA para que suspenda quaisquer atividades relacionada à divulgação da pesquisa de protocolo AM-00302/2024 imediatamente após notificada, bem como apresente contestação, caso queira, no prazo de 02 (dois) dias”, diz trecho da decisão.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.