*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Justiça autorizou a soltura de Cristina Cavalcante Nascimento, detida em 6 de outubro durante a operação “Xeque-Mate”, que mirou um esquema milionário de lavagem de dinheiro ligado ao tráfico de drogas no Amazonas. Cristina é esposa de Alan Sérgio Martins Batista, o “Alan do Índio”, apontado como líder do Comando Vermelho (CV) no estado e atualmente foragido.
Cristina segue como investigada por suspeita de integrar a estrutura financeira da organização criminosa. Na mesma ação da Polícia Federal, também foram presos Emídio Rodrigo Costa Bernardes e Lucas Regis da Silva, que, conforme as investigações, atuariam na movimentação dos valores ilícitos.
De acordo com a PF, o grupo administrava operações financeiras que ultrapassaram R$ 122 milhões, utilizando empresas de fachada, mecanismos paralelos de pagamento e uma fintech chamada “Carto” para ocultar a origem dos recursos provenientes do tráfico internacional. Parte desse dinheiro era convertida em criptomoedas e enviada para o exterior como forma de pagamento a fornecedores de drogas.
Quem é “Alan do Índio”
Alan Sérgio Martins Batista segue foragido e voltou ao centro das investigações no início de novembro, quando quatro advogados ligados a ele foram presos. Segundo a Polícia Federal, o traficante orientava esses profissionais, que repassavam ordens a lideranças em presídios e a operadores de pontos de venda de drogas no Amazonas.
Ele foi preso em 2017, acusado de negociar armas com facções rivais. Após ser solto, passou por cirurgias plásticas no rosto e passou a utilizar documentos falsos para tentar driblar o reconhecimento pelas autoridades, mantendo o comando das operações do grupo dentro e fora do sistema prisional.
