Manaus, sexta-feira 5 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Justiça autoriza uso de guindastes por bois no Festival de Parintins (AM)

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Em uma reviravolta para os preparativos do 58º Festival Folclórico de Parintins, o juiz André Marques, do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, autorizou provisoriamente o uso de guindastes pelas agremiações Caprichoso e Garantido. A decisão, proferida nesse domingo (22), permite que os bois utilizem os equipamentos na montagem e execução de alegorias, contrariando um pedido inicial do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A medida do juiz André Marques suspende a liminar do MPT, que buscava proibir o uso dos guindastes por falta de documentação de segurança e solicitava multas diárias em caso de descumprimento. Durante a audiência, que reuniu representantes dos bois, MPT, Secretaria de Estado de Cultura, Corpo de Bombeiros e Procuradoria-Geral do Estado, ambos os bois apresentaram documentos técnicos e jurídicos para comprovar a regularidade dos equipamentos. O Corpo de Bombeiros, inclusive, validou o uso e se prontificou a assumir a responsabilidade técnica.

Apesar da validação dos Bombeiros, o MPT manteve sua posição contrária, citando acidentes anteriores com guindastes no estado, incluindo um fatal em Manacapuru e outro durante o festival do ano passado. “Não se trata apenas de estética. Estamos falando de vidas humanas. Se os bombeiros autorizarem, a responsabilidade será exclusivamente deles”, afirmou a promotora Fabíola Almeida, enfatizando a preocupação com a segurança.

O impasse se intensificou ao se constatar que o Boi Caprichoso planeja elevar pessoas com os guindastes, enquanto o Garantido os usará apenas para movimentação de alegorias. O uso desses equipamentos tem sido um recurso cênico fundamental para os projetos visuais e narrativas artísticas do festival.

Com a decisão favorável, os trabalhos, que estavam paralisados nas áreas de concentração dos bumbás, na manhã de domingo, devem ser retomados. Uma inspeção judicial foi agendada para quarta-feira (25) no Bumbódromo, onde o juiz André Marques avaliará presencialmente as condições de uso dos equipamentos. A decisão final sobre a liberação ou não dos guindastes será tomada após essa vistoria.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.