*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Tratores comprimem o barro nos quilômetros 313,1 e 385,3 da rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO), para garantir a trafegabilidade de veículos. O trecho integra os 424 quilômetros que não estão asfaltados e que são difíceis de trafegar, principalmente no período da chuva, quando há buracos e lama. As obras são conduzidas pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
A recuperação do trecho ocorre após a Justiça Federal negar, no dia 20 deste mês, o pedido do MPF (Ministério Público Federal) para barrar os serviços na rodovia.
O Dnit começou a obra de terraplanagem após aprovar, em abril deste ano, os projetos básico e executivo para recuperação em 20 quilômetros do Lote C que não estão asfaltados. Este trecho tem 72 quilômetros (km 177 ao km 250), mas só parte dele foi contemplado no projeto de recuperação.
Na quarta-feira (25), o Dnit divulgou fotografias dos tratores que realizam os serviços de revestimento primário nos quilômetros 313,1 e 385,3. As máquinas tem trabalhado na compactação do solo para assegurar condições de rolamento e de aderência do tráfego.
No pedido feito à Justiça Federal para barrar as obras, o MPF alegou que o Dnit estava descumprindo o acordo firmado com o Ibama em 2007, que condicionou a recuperação da rodovia BR-319 ao licenciamento ambiental e à realização do EIA (Estudo de Impacto Ambiental).