*Audrey Bezerra Da Redação do Dia a Dia Notícia
O processo contra a terapeuta ocupacional, Samia Patricia Riatto Watanabe, denunciada pelo crime de maus-tratos contra crianças autistas, em Manaus, foi arquivado pela juíza da 6ª Vara Criminal, Aline Kelly Ribeiro Marcovicz, conforme ação nº 0708038-37.2021.8.04.0001, após audiência de suspensão condicional. Samia voltou a exercer suas atividades como terapeuta, porém, por dois anos, seu comportamento será “monitorado” pela Justiça.
Em outubro de 2021, o Dia a Dia noticiou com exclusividade que a família de um menino, de 8 anos, diagnosticado com autismo, denunciou a terapeuta ocupacional ao 22º Distrito Integrado de Polícia pelo crime de maus-tratos. Os pais do garoto descobriram as agressões ao assistirem aos vídeos gravados por uma câmera de circuito interno instalada em uma clínica particular, em Manaus, onde a terapeuta realizava os atendimentos. Nas imagens, foi possível ver a mulher puxando o braço da criança, batendo na cabeça e empurrando o menino.
Na época, vários vereadores de Manaus também pediram ao Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 12º Região (Crefito-12) do Amazonas agilidade no processo contra a terapeuta.
Conforme despacho da juíza, durante dois anos, Samia terá que cumprir alguns requisitos do acordo feito. Ré primária, Samia está proibida de frequentar determinados lugares; de se ausentar da comarca onde reside, sem autorização do juiz; precisa comparecer pessoalmente e é obrigatório perante o juízo, bimestralmente, para informar e justificar suas atividades. A audiência do acordo foi realizada em junho de 2023.
Leia mais: Vídeo denuncia crime de maus-tratos contra criança autista, em Manaus
“Queremos que essa pessoa não fique impune”, relata pai de outra vítima de maus-tratos por terapeuta, em Manaus
Vereadora diz que terapeuta denunciada por maus-tratos contra crianças autistas continua atuando em Manaus