O prazo para o alistamento eleitoral, ou seja, para tirar o título de eleitor pela primeira vez, termina no dia 4 de maio. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quer conquistar o eleitor a partir de 16, cujo voto é facultativo, e lançou uma campanha para explicar como é simples fazer a solicitação do documento.
O primeiro passo para obter o título é acessar o sistema TítuloNet, localizado na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Após informar a Unidade Federativa (UF) em que reside, será necessário enviar uma foto (selfie) segurando um documento de identificação; foto do comprovante de residência atualizado; e o certificado de quitação de serviço militar para homens com mais de 18 anos. Na página seguinte, em “Título de eleitor”, basta selecionar a opção “Não tenho” para prosseguir o atendimento.
Os dados informados serão analisados pela Justiça Eleitoral, e o requerimento poderá ser acompanhado aqui.
Acesse a página Tudo sobre o Título Eleitoral e fique por dentro.
Campanha
A Semana do Jovem Eleitor 2022 termina nesta sexta-feira (18), mas o alistamento de jovens de 15 anos de idade que terão completado 16 no dia 2 de outubro e de jovens até 18 anos continua até 4 de maio. No dia seguinte, o Cadastro Eleitoral será fechado para a preparação da votação em outubro.
Para tirar o título de eleitor é muito fácil: tudo pode ser feito em casa, por meio da internet, no Portal do TSE. Basta acessar o Autoatendimento do Eleitor, clicar em “Atendimento ao Eleitor”, selecionar “Tirar o 1º Título Eleitoral” e seguir as instruções da página.