Um jovem de 16 anos do Rio de Janeiro testou positivo para covid-19 e influenza A, simultaneamente. Ele fez um primeiro teste rápido que indicou a infecção por covid e influenza. Na sequência, a família procurou um segundo laboratório para fazer o exame PCR, que confirmou o mesmo diagnóstico.
Em entrevista à TV Globo, a mãe do rapaz, Adriana Soutto Mayor, afirmou que ele começou a apresentar sintomas leves de gripe na quarta-feira (29). “Meu filho é atleta, vacinado tanto para covid quanto para gripe”, mencionou Adriana à TV Globo. “Ele está bem, praticamente, sem nenhum sintoma, mas (o caso dele mostra que) isso pode acontecer”.
A Secretaria Estadual de Saúde afirma ainda não ter recebido este caso. No entanto, a família do jovem informa ter feito testes em dois laboratórios particulares diferentes.
O que diz a Secretaria de Saúde
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, até o momento, não há nenhum caso confirmado de dupla infecção.
Ainda de acordo com o órgão, em geral os casos são notificados pela doença mais grave – na situação específica, a Covid-19.
A secretaria informou, ainda, que não existem estudos para saber quais as consequências para os pacientes que tenham as duas infecções.
Na virada do ano, uma gestante de Israel chegou a ser anunciada como a primeira paciente, onde se diagnosticou a infecção por covid e influenza ao mesmo tempo. A partir deste anúncio, surgiu o termo “Flurona” para indicar essa combinação de infecções simultâneas.
*As informações são do Metrópoles.