*Luan Martins – da Redação do Dia a Dia Notícias
Com muita surpresa, Nayla Vitória (20), recebeu a notícia, no último dia 27 de abril, em Parintins (AM), que daria à luz ao seu primeiro filho com Lúcio Kimura, falecido há seis meses por complicações da Covid-19. Nayla não imaginava que estaria esperando um filho de seu noivo. “Eu vim levando a vida como Deus permitia”. Coincidentemente, o bebê nasceu no mesmo dia de falecimento do pai.
Durante os nove meses de gravidez, Nayla não tinha nenhum sinal que estava esperando um bebê, mas Lúcio dizia que ela estaria grávida, ainda em vida. “Em nenhum momento eu desconfiei, apesar de que em agosto e setembro ele frequentemente vinha falando para mim que eu estava grávida, que ele sentia. Mas como a minha menstruação estava em dia e eu não tinha qualquer outro sintoma, eu só ignorava a situação”, conta Nayla. O noivo de Nayla faleceu em outubro de 2020 e estava internado em Manaus.
Em entrevista ao Dia a Dia Notícia, Nayla conta que no dia 24 de abril, ela começou a sentir dores fortes na região pélvica e nas costas, mas imaginava que estariam ligadas à recuperação da Covid-19. Ela também começou a ter inchaços e relata o aparecimento de estrias na barriga, mas como continuava com o ciclo menstrual normal, ela cogitava ser impossível estar grávida.
“A minha avó já havia desconfiado, ela sempre me perguntava, meu pai sempre me perguntava, porque eles estavam vendo uma mudança física em mim que eu não conseguia identificar, eu acho mais complicado você se identificar que engordou, eu vestia as mesmas roupas. Você sabe que engordou quando você não consegue vestir determinada roupa”, explica Nayla.
A descoberta da gravidez aos 9 meses
No dia 26 de abril, a jovem conta que passou o dia em seu quarto com muita dor, seus pais sugeriram um teste de gravidez, pois já especulavam essa possibilidade.
“No dia 26 mesmo ligamos para o meu ginecologista, mas como já estava no toque de recolher, a clínica já havia fechado, e aí nós marcamos a consulta para o primeiro horário da manhã do dia 27”, ela esclarece.
Segundo ela, o ginecologista recomendou que fosse feito um teste de gravidez comum de farmácia, antes da consulta, mas o resultado obtido apontava ‘falso negativo’.
No dia 27, Nayla estava com a menstruação atrasada, mas disse ser normal haver atraso em alguns meses, e que pressupunha que o inchaço fosse resultado dessa ‘pré-menstruação’.
A jovem contou que durante a consulta ao médico, ele também descartou a possibilidade de uma gravidez, e desconfiou de um ovário com cisto, solicitou um exame transvaginal. Um minuto antes de iniciar o exame o ginecologista tocou em sua barriga, e após sentir a barriga de Nayla mais consistente, resolveu pedir uma ultrassom. Ao sair o resultado, todos ficaram surpresos.
“Quando ele fez o ultrassom, já foi direto no coração, ele disse que havia um ‘bebezão’ formado, foi muito chocante para mim, muito mesmo, até ele como médico ficou surpreso”, conta a jovem.
Após avaliar o líquido amniótico (fundamental para o desenvolvimento fetal), o médico viu que estava sem, devido à perda inconsciente. “Ele falou que era uma gravidez de urgência. A gente precisa ir para o hospital e eu preciso te operar, porque tu vais perder o bebê por não ter líquido”, disse Nayla. Segundo ela, o anestesista de plantão, coincidentemente era tio de Lucio Kimura, e era sua última cirurgia em Parintins (AM), pois ele havia pedido o afastamento.
Mesmo sem preparação e pré-natal, o bebê nasceu saudável, de cesariana, o sexo foi descoberto na hora do nascimento. Seu nome, Lúcio Bernardo Kimura, em homenagem a seu pai, conta Nayla emocionada.
História do nascimento do bebê é a mesma do pai
A história de Lúcio Bernardo é a mesma de seu pai, Lúcio Kimura. A mãe de Kimura também descobriu a gravidez 6 meses após o falecimento do seu pai, o mesmo tempo que Nayla levou para descobrir a sua. Lúcio e seu pai faleceram aos 36 anos.
O dia 27 que tinha um significado doloroso, passou a ser de alegria e esperança. “Eu classifico como algo muito divino, eu bebia, eu carregava peso, eu saia, eu usava cinta, não tinha uma alimentação correta, e meu filho é muito saudável”, diz Nayla ainda emocionada.
“Sempre disse que muito sobre mim, é sobre ele. Agora uma parte dele, será minha. O maior sonho do Lúcio em nossa relação, estarei realizando por nós”, palavras usadas ao anunciar o nascimento de seu filho, nas redes sociais.