*Da Redação Dia a Dia Notícia
O partido Democracia Cristã (DC) oficializou hoje (02/08), em sua convenção nacional, o ex-deputado e presidente da legenda José Maria Eymael como candidato à Presidência da República. Será a sexta vez em que Eymael concorrerá ao cargo de presidente. A convenção do partido ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na capital paulista.
“Vamos levar o nosso país onde ele merece estar, a serviço das famílias do Brasil. O compromisso central do Democracia Cristã é o compromisso com os valores da família. Todos nós, democrata-cristãos temos esse compromisso. Olhar os brasileiros, cuidar dos brasileiros, cuidar um dos outros. É isso que a nação espera do próximo presidente da República”, disse o candidato.
O candidato à Vice-Presidência da República não foi oficializado nesta terça-feira pelo partido e será escolhido nos próximos dias pela comissão executiva do diretório nacional da legenda.
Nascido em Porto Alegre (RS), Eymael cursou filosofia e direito na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul. Formou-se em direito, com especialização em direito tributário, e atua como empresário há 50 anos nas áreas de marketing, comunicação e informática.
Como líder universitário, Eymael presidiu o Centro Acadêmico São Tomás de Aquino da Faculdade de Filosofia da PUC-RS e a Federação dos Estudantes de Universidades Particulares do Rio Grande do Sul (FEUP). Nessas funções, coordenou campanhas nacionais e regionais como a do Barateamento do Livro Didático. Em 1962, ingressou no Partido Democrata Cristão (PDC) em Porto Alegre, passando a atuar na Juventude Democrata Cristã.
Após a instituição da ditadura militar pelo golpe de 1964 e do bipartidarismo no Brasil, Eymael ingressou na Aliança Renovadora Nacional (ARENA), partido criado para dar sustentação política ao governo dos militares. O atual democrata cristão continuou na legenda até o fim, mesmo quando se transformou em Partido Democrático Social (PDS) na década de 1980. Em 1982, ingressou no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), onde ficou três anos.
Em 1985, ressuscitou o antigo PDC, pelo qual foi deputado constituinte, que durou até 1993. Teve passagens rápidas no Partido Progressista Reformador (PPR) e Partido Progressista Brasileiro (PPB), atual Progressistas (PP), entre os anos de 1993 e 1997. Nesse último ano, fundou e passou a presidir o Partido da Social Democracia Cristã (PSDC), pelo qual se candidatou à presidência da República pela primeira vez em 1998.
Eymael participou de todas as eleições subsequentes, nunca conseguindo votações expressivas. Em 2018, o partido passou a se chamar Democracia Cristã. Atualmente, Eymael não pontuou em quase nenhuma das pesquisas eleitorais que medem a intenção de voto para presidente.