O jornal britânico The Guardian publicou nesta quinta-feira (27) imagens do garimpo na Terra Indígena Yanomami, na Amazônia, e relacionou o avanço da mineração na região ao governo do presidente Jair Bolsonaro.
“As atividades ilegais dos mineradores aceleraram sob o líder de extrema direita do país, Jair Bolsonaro”, diz a reportagem. O jornal destacou ainda que Bolsonaro “repetidamente reclama do tamanho do território Yanomami” e que ele já foi acusado de encorajar criminosos ambientais com sua “retórica pró-desenvolvimento”.
O The Guardian afirmou também que o governo autoriza os garimpeiros a atuarem com impunidade. “As imagens não deixam dúvidas sobre o impacto dos invasores nem sobre a impunidade com a qual eles são autorizados a agir em uma reserva supostamente protegida”, afirma o texto, segundo o Poder 360.
Desde sua campanha presidencial, Bolsonaro fala em paralisar a demarcação de terras indígenas no Brasil. Ele também já disse que iria rever as demarcações existentes e defendeu a regulamentação da mineração.
Em abril deste ano, durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima, o presidente assegurou que o país tem o compromisso de eliminar o desmatamento ilegal até 2030.