*Da Redação Dia a Dia Notícia
Encerrando a visita na cidade de Manaus, neste domingo (17), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reforçou sobre a preservação da Amazônia e afirmou estar orgulhoso de visitar a capital amazonense. Além disso, ele anunciou o aporte de US$ 50 milhões ao Fundo Amazônia e afirmou que deixa um legado forte para Donald Trump, que saiu vitorioso na eleição norte-americana.
Biden fez um pronunciamento ao encerrar sua agenda no Museu da Amazônia (Musa), onde ele se reuniu com lideranças indígenas da Amazônia brasileira e cientistas. O investimento anunciado pelo democrata vai elevar o total de contribuições dos EUA ao Fundo Amazônia para R$ 100 milhões.
“A luta contra a mudança climática vem sendo a causa da minha presidência. Não é preciso escolher entre economia e meio ambiente. Nós podemos fazer as duas coisas”, destacou.
Ainda durante o pronunciamento, o presidente dos Estados Unidos enalteceu a região. Esta foi a primeira vez que um presidente em exercício dos EUA visitou a região da Amazônia Brasileira, de acordo com a Casa Branca.
“Hoje, tenho orgulho de estar aqui. O primeiro presidente em exercício a visitar a floresta Amazônica, comprometido com a preservação”.
A visita de Biden ocorre próximo ao fim de seu mandato à frente da presidência dos Estados Unidos.