*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amazonas (OAB-AM) realizará, nesta terça-feira (19), as eleições para escolher a nova diretoria que comandará a instituição no triênio 2025-2027. As votações ocorrerão das 9h às 17h em Manaus e nas subseções do interior do estado, conforme estabelecido no edital de convocação. Advogados e advogadas com inscrição principal na Seccional do Amazonas e com a anuidade regularizada até o dia 20 de outubro de 2024 poderão participar do pleito. Já os profissionais com inscrição suplementar deverão cumprir os requisitos previstos no Provimento CFOAB nº 222/2023.
Os locais de votação são diversos e atenderão as diferentes regiões do Amazonas.
Em Manaus, o local escolhido para a eleição será a Arena da Amazônia, um espaço de grande porte e de fácil acesso. Nos municípios com subseções, como Alto Solimões, onde se incluem Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte e São Paulo de Olivença, a votação será realizada na sede da subseção de Tabatinga, localizada no bairro Centro.
Outros municípios como Manacapuru, Parintins, Tefé e Itacoatiara também terão suas respectivas subseções como pontos de votação. Todos os advogados e advogadas precisam estar atentos às orientações no edital, especialmente quanto aos locais de votação e à documentação necessária.
Para participar, é necessário que o eleitor apresente a carteira ou cartão de identidade profissional da OAB ou, caso não possua, qualquer documento oficial com foto, como a Cédula de Identidade, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Passaporte.
O voto é obrigatório para todos os advogados e advogadas que atenderem aos requisitos, sendo que a ausência sem justificativa resultará em uma multa de 20% do valor da anuidade.
Chapas
O pleito deste ano contará com três chapas concorrentes, representando diferentes propostas para a gestão da OAB-AM. O atual presidente Jean Cleuter Mendonça, da chapa “União Para Avançar+”, busca a reeleição e a continuidade de sua gestão. A ex-presidente Grace Benayon, da chapa “União, Renovação e Trabalho”, também disputa a eleição, defendendo sua visão para o futuro da Ordem. Por fim, o advogado Kennedy Tiradentes, que lidera a chapa “Ordem e Renovação”, se apresenta como opositor da atual gestão e busca mudanças no comando da OAB-AM.