Manaus, segunda-feira 22 de dezembro de 2025
Pesquisar

booked.net

Japão vai reativar maior usina nuclear do mundo 15 anos após Fukushima

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

As autoridades do Japão aprovaram, nesta segunda-feira (22), a decisão de reativar a maior usina nuclear do mundo, que permaneceu inativa por mais de uma década após o desastre nuclear de Fukushima, em um momento crucial para o país, que busca diversificar sua matriz energética, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.

Apesar da apreensão de muitos moradores locais, a assembleia da província de Niigata, onde fica a usina de Kashiwazaki-Kariwa, aprovou, nesta segunda-feira (22), um projeto de lei que abre caminho para a empresa de energia elétrica Tokyo Electric Power Company (Tepco) reiniciar um de seus sete reatores.

A empresa planeja reativar o reator n.º 6 por volta de 20 de janeiro, informou a emissora pública japonesa NHK.

O Japão adotou uma abordagem cautelosa em relação à energia nuclear desde o terremoto e tsunami de magnitude 9,0 que, em 2011, provocou o derretimento do núcleo na usina de Fukushima Daiichi. Foi o pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, em 1986.

Após o desastre, o país desativou todas as suas 54 usinas nucleares, incluindo Kashiwazaki-Kariwa, localizada na região costeira e portuária de Niigata, a cerca de 320 quilômetros ao norte de Tóquio, na ilha principal de Honshu.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.