*Da Redação Dia a Dia Notícia
Após a primeira-dama brasileira, Janja, xingar Elon Musk durante um evento, o empresário dono do X (antigo Twitter) respondeu ao ataque com uma provocação política por meio das redes sociais.
“Eles vão perder a próxima eleição”, escreveu no X, com emojis de risada. A declaração foi feita em resposta à publicação de um vídeo legendado em inglês da fala de Janja.
Antes disso, a primeira-dama disse não ter medo de Musk, e utilizou uma expressão em inglês para atacá-lo.
“Fuck you, Elon Musk”, disse Janja, com termos equivalentes a “vá se fod**”, para se referir ao empresário que assumirá um cargo no governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Musk é próximo a apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e possui um histórico de enfrentamento com o Supremo Tribunal Federal (STF), com xingamentos ao ministro Alexandre de Moraes. A plataforma chegou a ser suspensa diante do descumprimento a decisões judiciais.
A declaração foi dada durante o Cria G20, painel do G20 Social, organizado pelo governo Lula (PT) para fazer uma ponte entre temas tratados pelo grupo e a sociedade civil.
O painel em que a primeira-dama deu a declaração tinha a presença do influenciador Felipe Neto. Em seu discurso, que foi de improviso (ela estava na plateia), Janja disse que o painel era um dos mais relevantes do encontro internacional.
Nos bastidores, diplomatas e integrantes do governo expressaram irritação com o comentário da primeira- dama, afirmando que o xingamento pode atrapalhar a tentativa do governo brasileiro de ter uma relação pragmática com o futuro governo Trump. Além disso, classificam a declaração como contraproducente na tentativa de chegar a um consenso e reduzir atritos com a Argentina durante o G20.
Os Estados Unidos, agora sob o comando de Trump, terão Musk no cargo de chefe do novo Departamento de Eficiência Governamental, junto com Vivek Ramaswamy, ex-adversário de Trump nas primárias do Partido Republicano. O anúncio foi feito na última terça-feira (12).