O Ministério das Relações Exteriores está em busca do paradeiro de um brasileiro que pediu ajuda ao consulado para deixar o Afeganistão. O país foi tomado pelo grupo extremista Talibã no último domingo (15). A informação foi confirmada pelo embaixador do Brasil no Paquistão, Olyntho Vieira, responsável também pelo Afeganistão e o Tajiquistão, em entrevista ao jornal Estadão.
“Temos um caso que ainda não está claro. Um brasileiro que entrou em contato com o plantão consular (…). Mas não temos muita informação ainda, estamos tentando saber mais”.
Há poucos dias, o Itamaraty emitiu nota oficial afirmando que não havia registros de brasileiros no Afeganistão.
“Houve uma troca de mensagens, pedimos mais informações, mas ele certamente está com dificuldade de comunicação. Conforme ele for dizendo mais coisas, vamos tentando saber mais e, se chegar a esse momento, pensamos em como vamos fazer para retirá-lo do país”, afirmou.
Um outro caso envolvendo uma brasileira no Afeganistão foi resolvido com ajuda da Argentina, já que o Brasil não tem embaixada no país. A mulher é casada com um argentino e os dois partiram para o Uzbequistão. “Houve uma movimentação diplomática, mas não sei dizer como eles saíram do Afeganistão. Os argentinos cuidaram de tudo”, completou o embaixador.