Search
booked.net
Search
Close this search box.

Itamaraty pede “suspensão das hostilidades” entre Rússia e Ucrânia e orienta brasileiros a deixarem o país

Veículos militares após operação militar da Rússia, em Kramatorsk, na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, no que foi classificado como maior ataque militar entre países da Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Foto: Aytac Unal/Anadolu Agency

O Ministério das Relações Exteriores publicou nota sobre a situação na Ucrânia, invadida pela Rússia nesta quinta-feira (24/02). Segundo o palácio do Itamaraty, o governo brasileiro acompanha com grave preocupação a deflagração de operações militares pela federação russa contra o território ucraniano.

“O Brasil apela à suspensão imediata das hostilidades e ao início de negociações conducentes a uma solução diplomática para a questão, com base nos Acordos de Minsk e que leve em conta os legítimos interesses de segurança de todas as partes envolvidas e a proteção da população civil.”

A nota também afirma que como membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil permanece engajado nas discussões multilaterais com vistas a uma solução pacífica, em linha com a tradição diplomática brasileira e na defesa de soluções orientadas pela Carta das Nações Unidas e pelo direito internacional, sobretudo os princípios da não intervenção, da soberania e integridade territorial dos Estados e da solução pacífica das controvérsias.

Brasileiros na Ucrânia

A Embaixada Brasileira em Kiev, capital da Ucrânia, afirmou que permanece aberta e dedicada à proteção dos quase 500 cidadãos brasileiros que atualmente estão no país.

O órgão solicitou aos brasileiros, principalmente aqueles localizados no leste do país e em outras áreas de conflito, que mantenham contato diário com a embaixada e, caso necessitem de auxílio para deixar a Ucrânia, devem seguir as orientações dadas pela representação brasileira no país.

A embaixada ainda recomenda que “brasileiros que possam deslocar-se por meios próprios para outros países ao oeste da Ucrânia o façam tão logo possível, após informarem-se sobre a situação de segurança local”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.