*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Itamaraty informou, nesta sexta-feira (5), que está prestando assistência consular à amazonense Aylah Gabrielly de Sousa Oliveira, de 19 anos, presa em agosto por tráfico de drogas na província de Osaka, no Japão.
O atendimento à brasileira Aylah, presa no Japão, está sendo realizado pelo Consulado-Geral do Brasil em Nagoia, que mantém contato direto com as autoridades locais, informou o Ministério de Relações Exteriores (MRE).
Em nota, o Itamaraty destacou que a assistência consular é prestada mediante solicitação do cidadão ou, em determinados casos, de seus familiares. “A atuação consular do Brasil segue as normas da legislação internacional e nacional”, informou a pasta.
O ministério, porém, não divulgou detalhes sobre o tipo de apoio oferecido.
A prisão de Aylah aconteceu há cerca de três semanas e foi revelada por uma emissora de TV japonesa. A jovem foi flagrada com cocaína líquida escondida em embalagens plásticas dentro do sutiã. O entorpecente só foi descoberto depois que ela passou mal e precisou ser levada a um hospital.
O paradeiro da brasileira foi confirmado pela família na noite de terça-feira (2), por meio das redes sociais. De acordo com o comunicado, o advogado que acompanha o caso entrou em contato com os parentes, confirmou a prisão e autorizou a divulgação das informações.
