*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) publicou, nesta quinta-feira, 29, o edital do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata de 2026 (CACD), que oferece 60 vagas para o cargo de terceiro-secretário, com remuneração inicial de R$ 22.558,56. As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site do Cebraspe, a partir do dia 4 de fevereiro, e as provas estão previstas para 29 de março.
Das 60 vagas, 39 serão destinadas para ampla concorrência, 15 para pessoas pretas e pardas, três para pessoa com deficiência (PcD), duas para pessoas indígenas e uma para pessoas quilombolas. Para tomar posse, aprovados deverão ter no mínimo 18 anos, estar em dia com as obrigações políticas e militares, e apresentar diploma de graduação de nível superior, em qualquer área.
A taxa de inscrição está no valor de R$ 229 e o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) deve ser realizado até o dia 13 de março. O edital também prevê a possibilidade de isenção para candidatos inscritos no CadÚnico, pertencentes a família de baixa renda, ou doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
A solicitação de isenção na taxa de inscrição acontece no mesmo período das inscrições.
Provas
O concurso prevê duas fases, ambas realizadas pela banca Cebraspe. A primeira fase, de caráter eliminatório, será composta pela prova objetiva, com questões sobre língua portuguesa e inglesa, história do Brasil e do Mundo, geografia, política internacional, economia e direito.
A prova está prevista para o dia 29 de março e será aplicada em todas as capitais do país e no Distrito Federal. Ela será aplicada em dois períodos: o primeiro às 8h30, com duração de 3h30; o segundo começa às 15h e também tem duração de 3h30.
Serão 240 questões ao todo. Cada resposta certa vale um ponto. A cada resposta errada, a questão retira 0,25 do candidato. Será reprovado o candidato que tiver nota inferior a 120 pontos.
Segunda fase
Serão aprovados 125 candidatos entre os candidatos que concorrem na ampla concorrência, em pessoas com deficiência (PcDs) e em pessoas pretas e pardas. No caso de pessoas indígenas, serão considerados aprovados os candidatos classificados até a 13ª posição e, no caso de quilombolas, até a 8ª.
A segunda fase também será realizada nas capitais e no Distrito Federal, desde que haja candidatos aprovados na primeira fase nessas cidades. As provas serão aplicadas no dia 25 e 26 de abril, um sábado e um domingo, e nos dias 2 e 3 de maio, também um sábado e um domingo, da seguinte maneira:
- Sábado (25): prova de língua portuguesa na parte da manhã e de história do Brasil à tarde;
- Domingo (26): prova de língua inglesa na parte da manhã e de geografia à tarde;
- Sábado (2): prova de política internacional na parte da manhã e economia à tarde;
- Domingo (3): prova de direito na parte da manhã e segunda língua estrangeira à tarde.
