*Da Redação Dia a Dia Notícia
O município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) registrou uma queda de 50% no índice de homicídios, em relação a janeiro e maio de 2021, de acordo com dados divulgados pelo Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
No ano passado, o município registrou 18 homicídios, entre janeiro e maio, já este ano, considerando o mesmo período, esse número reduziu para 9 homicídios.
Para garantir uma maior segurança no município, a SSP-AM reforçou o policiamento nessa segunda-feira (06), enviando 44 policiais da operação Hórus, como parte do programa Amazonas Mais Seguro.
“Atuamos com esses agentes nos locais onde percebemos que os índices criminais estão saindo da normalidade. E aqui no município, são 44 agentes que vão ficar para reforçar ainda mais a segurança”, explicou o secretário de Segurança Pública, general Carlos Alberto Mansur.
Simultaneamente à ação de repressão, o Departamento de Prevenção à Violência (DPV) realizou palestras sobre temas como bullying, drogas, violência, abuso e exploração em escolas públicas do município.
Investimentos
Como parte dos investimentos para Segurança Pública que integram o programa Amazonas Mais Seguro, o governador Wilson Lima entregou, em novembro do ano passado, o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) em Itacoatiara. A implantação do CICC-L com o sistema de videomonitoramento dá mais agilidade no tempo de resposta de ocorrências.
A estrutura montada no município é um marco no combate à criminalidade no interior do estado. Localizado no Batalhão da Polícia Militar de Itacoatiara, o CICC-L possui 16 câmeras com tecnologia de ponta como reconhecimento facial, leitura de placa de veículo e captação em 360 graus, que são monitoradas 24 horas por dia.