*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O vereador Lissandro Breval (PP) criticou a base aliada do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), após fala normalizando a entrega de suco e bolacha como merenda das escolas municipais e ignorar a realidade em que a maioria das crianças fazem da merenda escolar a única refeição do dia.
Durante discurso na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta quarta-feira (22), o parlamentar repudiou fala da base aliada do prefeito de que a gestão municipal não pode encher de vitaminas o lanche nas escolas porque “se não o menino chega em casa e não almoça”. A frase foi dita em plenário pelo presidente da Comissão de Educação da CMM, vereador Professor Samuel.
“Normatizar bolacha e suco na merenda escolar, isso me assusta. Dizer que merenda é merenda e almoço é almoço. A gente sabe que mais de 70% das crianças que vão à rede pública municipal estão abaixo do IDH, com problemas de segurança alimentar e não têm o que comer. Nós temos que buscar melhorias para a merenda escolar. Isso sim! Tem criança que a merenda escolar é a única refeição do dia!”, afirmou.
Para Breval, em vez de propagar bolacha e suco como merenda escolar adequada, a atual gestão municipal deve colocar em prática o Programa de Regionalização da Merenda Escolar, Lei
“Tem uma lei sancionada, oriunda de um projeto de minha autoria, que permite comprar alimento direto dos produtores rurais que até hoje a Prefeitura de Manaus não colocou em prática. Em vez disso, estão distribuindo bolacha e suco achando que esse é o máximo que nossos estudantes merecem”, concluiu.
Segundo a assistente social, Alessandra Barroso, muitas crianças ainda precisam dessa alimentação feita na escola para sobreviver por conta das condições financeiras que a família vive. “Muitos desses alunos só fazem essa refeição, então precisa ser algo que sustente a criança para que ela tem algo no estômago durante o dia. Sabemos que não é o necessário, mas essa é a realidade de alguma grande parte da população de Manaus”, destacou.